Na última quinta-feira (28), a Prefeitura de Catu, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, realizou a III Audiência Pública de Avaliação e Monitoramento do Plano Municipal de Educação (PME), biênio 2022-2023. O encontro aconteceu no Auditório da Secretaria de Educação e contou com representantes do poder público e da sociedade civil, além da participação da equipe técnica de monitoramento e avaliação, representantes de conselhos, professores, diretores, vice-diretores, pais de alunos e alunos da EJA.

A III Audiência Pública do PME teve como temática: ‘Plano Municipal de Educação: Análise, Proposições e Desafios no Contexto Municipal’. A abertura contou com a apresentação cultural dos Professores Guilherme Scott e Lilian Santos, integrantes da Escola de Música de Catu. Em seguida, houve as boas-vindas e a leitura da apresentação do evento pela vice-presidente do fórum municipal de educação, a Senhora Ana Paula Moreira.

A mesa foi composta pelo Prefeito Municipal, Narlison Borges de Sales; Secretária de Educação, Rosângela Maria de Sales Mota; Coordenadora da Equipe Técnica de Monitoramento do PME – ETM, Elma Lúcia Moraes da Luz; Diretora do Departamento Pedagógico, Ana Cristina Goes Morais; Vereador Eriton Soares – conhecido como ‘papai’; Presidente da Associação dos Profissionais da Educação – ASPPE, Maria de Fátima Costa Leal; e Coordenadora do Fórum Municipal de Educação – FME, Alcineide Santos Rabelo.

A palavra foi passada aos representantes da mesa, iniciando com o pronunciamento da Professora Rosângela Sales, Secretária de Educação, que saudou a todos os presentes, fazendo referência aos membros da mesa e destacando as nomeações do Fórum de Educação por meio de Decreto. Ela agradeceu a todos os envolvidos na organização do evento, incluindo a equipe técnica e demais profissionais da SMEC. A Secretária ressaltou que se tratava de um espaço democrático de extrema importância na busca por um mundo melhor para todos no contexto educacional, em âmbito municipal, estadual e federal.

Durante a manhã, foram apresentadas as metas de universalização (1, 2, 3, 5, 6 e 7), e à noite, as etapas de Diversidade (4, 8, 9, 10 e 11).

A audiência teve como objetivo promover a análise e o acompanhamento do Plano Municipal de Educação, que serve como um guia para as políticas públicas no município, definindo objetivos, diretrizes e o rumo da Educação em nível local.

Foi um momento de convocação para todos os participantes da discussão envolvendo o monitoramento do PME, que será a base para a Conferência de Educação de Catu, marcada para o dia 26 de outubro deste ano, abrangendo todas as esferas do país, com o intuito de efetivar uma política educacional democrática que reflita a visão de todos os alunos brasileiros.

A Coordenadora da ETM iniciou os trabalhos caracterizando o cenário da oferta de educação no período pós-pandêmico. Ela destacou o processo de trabalho da Comissão de Monitoramento e a importância do acompanhamento das políticas públicas para a educação, especialmente no contexto recente de reorganização da agenda educacional em todo o país. Nesse contexto, os Planos de Educação são vistos como estratégicos para a organização da educação nas esferas municipal, estadual e nacional. Ela também ressaltou a importância, características e organização dos planos decenais de educação, incluindo o PME, que se alinha com o Plano Estadual de Educação – PEE e o Plano Nacional de Educação – PNE, sendo uma estratégia de planejamento para o futuro educacional.