Na manhã desta terça-feira 12, o Município de Catu testemunhou a Cerimônia de Posse do Conselho Municipal de Direitos do Idoso (CMDI), um órgão de suma importância na defesa e promoção dos direitos dos idosos na região.

O CMDI, estabelecido pela Lei Municipal Nº 511/2018, é um órgão permanente, paritário, consultivo, deliberativo, formulador e controlador de políticas públicas voltadas para os idosos. Sua composição reflete o compromisso entre governo e sociedade civil, vinculado à estrutura da Secretaria Municipal de Assistência Social.

O Conselho Municipal de Direitos do Idoso tem como missão garantir os direitos sociais dos idosos, criando condições para promover sua autonomia, integração e participação efetiva na sociedade. O governo é representado por 10 membros, divididos em 5 titulares e 5 suplentes, indicados pelos dirigentes legais das Secretarias de Assistência Social, Educação, Saúde, Juventude, Esporte e Lazer, Desenvolvimento Econômico e Agricultura.

A sociedade civil, por sua vez, participa ativamente com 10 membros, também divididos entre 5 titulares e 5 suplentes. Esses representantes foram eleitos por meio do processo de inscrição gerido pelo edital de N° 001/2024, incluindo membros do Credo Religioso, Organização de Grupo de Idosos, Instituição Política Permanente de Atendimento ao Idoso e Associação.

A cerimônia de posse do conselho foi organizada com maestria pela Presidente da Comissão temporária do CMDI, a Secretária Executiva Sheila Vilela.

Representantes do Governo:

• Secretaria de Assistência Social
  • Titular: Elves Preslei Santos da Silva
  • Suplente: Vera Lúcia Costa da Silva
  • Secretaria de Educação e Cultura
  • Titular: Cassia Regina Lago de Santana Guerra Reis
  • Suplente: Daniel Silva Damasceno
  • Secretaria de Saúde
  • Titular: Márcia da Paixão Santos
  • Suplente: Lindacy Mauricio da Silva Melo
  • Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer
  • Titular: Jéssica Laíne Santos Falcão
  • Suplente: Jamile de Jesus Pio
  • Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Agricultura
  • Titular: Alexandra Silva dos Santos
  • Suplente: Marcelo Silva Oliveira

Representantes da Sociedade Civil:

• Associação Mãos que Criam
  • Titular: Valdeci de Souza Santos
  • Suplente: Josefa de Cássia Dantas da Silva Lage
  • Grupo de Assistência Social e Atendimento ao Idoso – GASAI
  • Titular: Elizete Pires de Lima
  • Suplente: Marineuza Maria dos Santos Matos
  • Lar Mãe Corina
  • Titular: Júlia Gomes dos Santos
  • Suplente: Maria Amélia dos Santos
  • Paróquia Senhora Sant`Ana
  • Titular: Eliene de Souza Conceição
  • Suplente: Irivan Santana de Anchieta
  • Primeira Igreja Batista de Catu
  • Titular: Idelci Álvares dos Santos
  • Suplente: Jucilene da Silva

A diversidade desses representantes reflete o compromisso abrangente do CMDI com a comunidade, visando garantir o bem-estar e a qualidade de vida dos idosos em Catu.